Opinião

Supermercados jogaram no lixo R$ 7 bilhões em alimentos

Um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revela números impressionantes, de que R$ 7 bilhões em alimentos foram jogados no lixo em 2016 nos supermercados de todo o país. São toneladas e mais toneladas de alimentos que são desperdiçados, o que significa uma perda de 2,1% de todo o faturamento do setor, enquanto há muita gente no país que sofre para conseguir sobreviver e comprar o mínimo necessário de comida.

Apesar de ser normal haver certa perda, como fazer promoções de preços poucas dias antes de o produto vencer, o volume ainda preocupa o setor e há ações para tentar reduzir o volume de alimentos jogados fora. Mesmo assim, frutas, legumes e verduras correspondem a 6,2% das perdas, seguidos por padaria e confeitaria (5,31%), rotisseria e comidas prontas (4,58%), peixaria (3,70%), carnes (3,21%) e demais perecíveis (3,48%).

Confira a previsão do tempo para sua cidade

Mesmo assim, ainda precisamos evoluir muito para evitar esses desperdícios, que incluem também os restaurantes. Muitos acabam colocando comida fora porque têm medo de doar. Para começar, é preciso flexibilizar a lei para incentivar a doação de alimentos, já que hoje, o doador pode ser responsabilizado se a comida doada vier a fazer mal. Segundo o jornal Valor, há pelo menos 30 projetos de lei no Congresso para mudar a responsabilidade sobre a doação de alimentos, mas até agora, nenhum vingou.

Polícia tem suspeitos para dois assassinatos ocorridos neste domingo em Santa Maria

Para reduzir as perdas, é preciso melhorar o transporte e as embalagens de frutas e, aos poucos, mudar a cultura de nós, consumidores. Segundo pesquisa, 85% dos consumidores analisam a aparência das frutas e dos legumes na hora da compra, e acabam descartando aqueles com pequenas falhas, que muitas vezes vão parar no lixo.

APLICATIVO AJUDA A EVITAR O DESPERDÍCIO

Iniciativas como o Banco de Alimentos e o Mesa Brasil, do Sesc, ajudam a amenizar as perdas de alimentos, mas ainda precisamos evoluir muito. Para aproximar restaurantes e supermercados de entidades que precisam de alimentos, foi criado até um aplicativo de celular, chamado Comida Invisível.

Por meio dele, um restaurante ou mercado informa, por exemplo, que tem uma caixa de batatas para doar, e a informação pode ser vista por qualquer uma das entidades cadastradas no aplicativo.

Como a informação aparece num mapa, basta a entidade dar um "match" para fechar a doação. A partir daí, a instituição fica responsável por ir pegar a doação e assina um documento se responsabilizando pelo alimento.

Mais detalhes estão no site www.comidainvisivel.com.br.
Tomara que seja usado aqui também.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupo faz protesto contra preços altos da gasolina em Santiago Anterior

Grupo faz protesto contra preços altos da gasolina em Santiago

Próximo

Confira as vagas de emprego para esta segunda

Economia